Quem Somos
Aqui no CCONCO - Centro de Cirurgia Oncológica Personalizada somos ESPECIALIZADOS na prevenção, no diagnóstico, tratamento, acompanhamento e na reabilitação de pacientes com tumores localizados no estômago, esôfago, pâncreas, fígado, intestino e reto, peritônio, vias biliares e vesícula, dos tumores neuroendócrinos e tumores do estroma gastrointestinal (GIST).
Em sua jornada, da confirmação do diagnóstico, planejamento do tratamento e realização da cirurgia até a reabilitação, os pacientes e seus familiares contam o atendimento personalizado de nossa equipe multidisciplinar altamente capacitada e sempre disposta a explicar e solucionar todas as dúvidas, aliado às mais modernas tecnologias e protocolos de tratamento embasados em evidências científicas.
MISSÃO
Prover assistência especializada e personalizada e atenção integral em toda a jornada do paciente oncológico, desde a prevenção, diagnóstico, tratamento cirúrgico e reabilitação, alinhada às inovações tecnológicas e embasada em evidências científicas para oferecer os melhores resultados clínicos para cada paciente
Ser reconhecido como referência na assistência do paciente oncológico com tumores do trato digestivo e do peritônio
VISÃO
VALORES
-
Segurança do Paciente
-
Credibilidade e confiança
-
Inovação
-
Integralidade e personalização do cuidado
-
Acolhimento
-
Empatia
-
Expertise técnica
Cada Paciente
é ÚNICO
Cada paciente é único, trazendo seu histórico pessoal de saúde, vida, necessidades, dinâmica familiar. Aqui no CCONCO todos esses aspectos são levados em consideração, além da avaliação do quadro da doença, que também é singular.
O sucesso do tratamento tem início no diagnóstico oncológico assertivo.
Prevenção e Diagnóstico
Nossa equipe realiza a prevenção e o diagnóstico de neoplasias e lesões precursoras dos seguintes tipos de câncer do aparelho digestivo
-
Câncer de esôfago
-
Câncer de estômago
-
Câncer de pâncreas
-
Câncer de fígado
-
Metástases no fígado
-
Câncer de Intestino e reto
-
Câncer no peritônio
-
Câncer de Vias Biliares e vesícula
-
Tumores neuroendócrinos
-
Tumores do estroma gastrointestinal (GIST)
No CCONCO o paciente conta com uma equipe multidisciplinar especializada em todas as etapas, da prevenção à reabilitação
Medicina personalizada
A prevenção e os exames de rastreamento podem evitar o desenvolvimento do câncer do aparelho digestivo ou contribuir para que o diagnóstico aconteça em fases iniciais da doença, o que aumenta consideravelmente as chances de cura. Para doenças diagnosticadas em fases intermediárias ou avançadas, a assistência personalizada é fundamental e a cirurgia é o principal tratamento indicado com o objetivo curativo.
Etapas do planejamento e da execução do tratamento do câncer do aparelho digestivo e peritônio
01
Avaliação inicial e definição da extensão da doença
02
Definição da sequência de tratamento incluindo quando e se serão necessárias terapias adicionais
03
Realização do procedimento cirúrgico com o uso de tecnologias apropriadas para cada caso (cirurgias convencionais, laparoscópicas ou robóticas)
04
Cuidados especializados da saúde global, incluindo o histórico de doenças de cada paciente durante o ato anestésico e no pós-operatório, por equipe anestésica e clínica especializada
05
Atenção especializada à reabilitação, necessária para a retomada da qualidade de vida após os procedimentos oncológicos
Pré-cirúrgico
Avaliação clínica rigorosa para detectar eventuais problemas de saúde, além do câncer, e atuar nessas questões para que o paciente seja encaminhado para cirurgia com o melhor quadro clínico possível. Pode ser indicado, por exemplo, suporte nutricional, reabilitação fisioterápica, entre outros.
Pós-cirúrgico
Monitoramento clínico nos períodos intraoperatório e pós-operatório em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), se necessário. O paciente conta com manejo adequado da dor, suporte especializado para mobilização precoce. Tudo isso contribui para otimizar a recuperação pós-operatória, reduzir a necessidade de longos períodos de internação e proporcionar ao paciente condições para seu retorno às atividades cotidianas.
Reabilitação
O objetivo é dar condições ao paciente para que retorne às atividades de vida diária no menor tempo possível. Para isso, é essencial contar com um centro de cirurgia oncológica personalizada, que vai planejar o procedimento de modo a atender a necessidade terapêutica e de reabilitação de cada paciente. É um processo que tem início no pré-cirúrgico, quando são realizados exames de avaliação da saúde e, caso indicado, tratamentos de quimioterapia e/ou radioterapia, para que o paciente chegue ao momento da cirurgia oncológica com a melhor preparação possível nos âmbitos físico, emocional e nutricional.