A cirurgia citorredutora com quimioterapia intraperional hipertémica ou cirurgia citorredutora com HIPEC (do inglês Hyperthermic Intraperitoneal Chemotherapy) é um procedimento de alta complexidade para tratar alguns tipos de câncer do abdômen que acometem o peritônio, o tecido que reveste, praticamente, todos os órgãos abdominais.
Em geral, são cânceres que se disseminaram de outros órgãos para o peritônio em processos de metástases, portanto, doenças avançadas. Um exemplo deste tipo de disseminação são as neoplasias mucinosas do apêndice cecal. Um outro grupo de neoplasias que podem ser tratadas assim são as neoplasias primárias do peritônio, especialmente o mesotelioma.
O que é a cirurgia citorredutora com quimioterapia intraperional hipertémica?
O procedimento combina duas abordagens terapêuticas: a cirurgia citorredutora, que envolve a remoção de tumores visÃveis no peritônio e em órgãos abdominais; e a HIPEC, que consiste na administração de quimioterapia aquecida entre 40 e 43 graus diretamente na cavidade abdominal, onde permanece por até duas horas, com o objetivo de destruir células tumorais remanescentes.
Por sua complexidade, a cirurgia citorredutora com HIPEC exige uma equipe de cirurgiões especializados e experientes. O padrão é a cirurgia aberta, mas, em alguns casos muito selecionados, é possÃvel empregar métodos minimamente invasivos, como a robótica ou a laparoscopia.
Entre os fatores importantes para obter resultados positivos com a cirurgia citorredutora com HIPEC está a seleção de pacientes. Entre os critérios de indicação de pacientes estão doença peritoneal limitada, ou seja, com tumores concentrados dentro da cavidade peritoneal; e um bom estado de saúde geral do paciente, sem comorbidades importantes.
Vale ressaltar que ele passará por um procedimento de grande porte, com recuperação pós-operatória prolongada. O ideal é que a avaliação do paciente antes do procedimento seja feita de modo individualizado por uma equipe multidisciplinar, formada por cirurgiões, oncologistas, radiologistas, anestesiologistas e outros profissionais de saúde.
Com uma seleção criteriosa e adequada, a cirurgia citorredutora com HIPEC pode trazer benefÃcios para o paciente, como controle local da doença, aumento da sobrevida e melhor qualidade de vida com alÃvio de sintomas e necessidade de terapias sistêmicas adicionais.