top of page

O que é e para que serve o exame de sangue oculto nas fezes?

O exame de sangue oculto nas fezes é um procedimento realizado em laboratório, que pode ser solicitado pelo médico para avaliar a possível presença de pequenas quantidades de sangue nas fezes.


As orientações para a coleta e preparo do exame podem variar de acordo com o laboratório e com o caso. O recolhimento das fezes pode ser feito, por exemplo, por amostra de apenas uma evacuação ou de amostras de três dias consecutivos.


Para que serve o exame de sangue oculto nas fezes


O exame de sangue oculto nas fezes é realizado para auxiliar no diagnóstico de sangramentos no trato digestivo, que podem indicar diversos problemas, como úlceras no estômago ou duodeno, hemorroidas, retocolite, doença de Crohn, pólipos benignos e até mesmo o câncer destes órgãos, incluindo tumores de estômago e de intestino.


O câncer no intestino grosso e no reto é o terceiro tipo mais comum em homens e o segundo em mulheres no país (sem considerar os casos de tumores de pele não melanoma). Quando descoberto no início, o tratamento dessa doença pode ter cerca de 90% de chances de sucesso.


O exame de sangue oculto nas fezes também pode servir como uma triagem para verificar se o paciente precisa passar por uma colonoscopia, um método mais invasivo para analisar detalhadamente o intestino grosso internamente. Vale lembrar que o exame de sangue oculto nas fezes não substitui a análise feita pela colonoscopia.


Outra grande utilidade do exame de sangue oculto é poder realizá-lo no intervalo entre as colonoscopias - procedimento indicado para o rastreamento do câncer colorretal a partir dos 45 anos.


Quem deve fazer o exame de sangue oculto nas fezes


O exame de sangue oculto nas fezes também pode ser indicado no rastreamento do câncer colorretal em indivíduos entre 50 e 69 anos, ou ainda a partir dos 40 anos com histórico familiar deste tipo de tumor. Essa triagem ainda é utilizada no controle ou suspeita de doenças intestinais inflamatórias. Sempre que possível, a colonoscopia deve ser usada como método de rastreio destas neoplasias, mas o teste de sangue oculto pode ser solicitado como estratégia quando o acesso à colonoscopia não está disponível.

bottom of page