top of page

Estadiamento: Quais são os estágios do câncer de intestino

Quando uma pessoa é diagnosticada com câncer de intestino, os médicos vão precisar identificar qual o tamanho do tumor e se ele se espalhou para algum tecido ou órgão próximo. Essas características são importantes para entender o estadiamento, uma informação que funciona como um guia para os cirurgiões e oncologistas definirem a opção mais eficaz para tratar cada paciente.

câncer de intestino

Os estágios do câncer de intestino são definidos entre os números 0 e 4. Quanto menor o número, menos a doença cresceu ou se espalhou, ou seja, o estágio 0 é um tumor ainda no início, enquanto o 4 representa a fase mais avançada do câncer.


Para definir o estadiamento é utilizado como base o sistema TNM. Cada letra será acompanhada de um número ou de outra letra, para trazer mais detalhes.


Entenda o que significa cada letra e os números que podem segui-la:


  • T: classifica o tamanho/extensão do tumor. É possível ver o quanto o câncer cresceu na parede do cólon ou do reto. Os números de 0 a 4 acrescidos ao T definem a profundidade de invasão do tumor na parede do intestino e se o mesmo atingiu estruturas adjacentes.


  • N: identifica se o câncer se espalhou para os gânglios linfáticos (o “N” vem da palavra em inglês, lymph nodes) mais próximos. Números de 0 a 2 podem aparecer ao lado, no qual 0 representa que não se espalhou, enquanto 1 atingiu 1 ou 2 linfonodos e 2 é porque já atingiu 3 ou mais gânglios;


  • M: se foi identificada metástase, ou seja, se o câncer se espalhou para partes mais distantes do intestino grosso, como pulmão, fígado ou gânglios linfáticos mais longes. Nesse caso a letra M é seguida pelo número 1. Se não houver metástase, será o número 0.


Para conseguir esses dados podem ser utilizados exames como a tomografia computadorizada, ressonância magnética e o PET-CT. O médico terá acesso a informações detalhadas para identificar em qual estágio está o câncer de intestino.


  • Estágio 0: o câncer está no estágio inicial, chamado também de carcinoma in situ. Não cresceu para camada interna do cólon ou reto.


  • Estágio I: quando o tumor está somente na mucosa do cólon ou do reto e não se espalhou para outras camadas da parede interna do intestino;


  • Estágio II: o tumor está um pouco mais profundo e invadiu a parede muscular do intestino, mas ainda não chegou nos gânglios linfáticos mais próximos;


  • Estágio III: o câncer já afetou os linfonodos mais próximos, mas não há registros de estar mais distante;


  • Estágio IV: a doença se alastrou para outros órgãos e chegou ao estágio de metástase.


Com base no estadiamento, o cirurgião oncológico ou oncologista clínico poderá definir qual o melhor tratamento para cada paciente diagnosticado com câncer de intestino. Lembrando que o quadro de saúde da pessoa também poderá ser considerado para a conduta terapêutica escolhida.




Gostou deste conteúdo? Foi útil para te ajudar a compreender como os especialistas em tratamento do câncer tomam decisões? Então compartilha e nos marquem em suas redes sociais. Vamos disseminar o conhecimento que ajuda a combater o câncer

logo_cinza_negativo_assinatura.png
Médico responsável: Dr. Héber Salvador de Castro Ribeiro  - CRM/SP 122924  /  RQE 94208
Copyright © CCONCO - Centro de Cirurgia Oncológica Personalizada. Todos os direitos reservados



POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn
bottom of page