A colonoscopia é o principal exame para analisar o intestino grosso, principalmente o cólon e o reto, devendo ser feita quando há queixas e suspeita de alguma doença intestinal, incluindo condições como doenças inflamatórias, diarreias crônicas, pólipos e até mesmo um câncer colorretal
Por ser um exame com um preparo mais longo, pois exige uma limpeza intestinal, a colonoscopia ainda é vista com preconceito. No entanto, é desnecessário ter medo de realizar esse exame, que é seguro e traz baixo risco de intercorrência e pode contribuir efetivamente para salvar vidas.
Mas afinal, quando é preciso fazer uma colonoscopia? O que significa fazer um rastreamento do câncer?
Por que é preciso fazer a colonoscopia para rastreamento do câncer colorretal?
O rastreamento de uma doença serve para identificá-la em pessoas que não apresentaram nenhum sintoma. A maioria dos tipos de câncer, inclusive o colorretal, é assintomático em seus estágios iniciais, ou seja, não manifesta sinais.
O câncer colorretal quase sempre se desenvolverá a partir de pólipos localizados no colo ou no reto. A colonoscopia é o exame que poderá identificar precocemente esses pólipos, ainda no estágio pré-cancerígeno, ou seja, antes mesmo deles se tornarem câncer, com a possibilidade de removê-los. Isso mesmo: mais do que um exame, a colonoscopia pode também ser utilizada no tratamento de lesões suspeitas como os pólipos, retirando-as para biópsia, quando será analisada em laboratório para que seja possível o diagnóstico.
Quais sinais uma pessoa pode ter e assim precisar de uma colonoscopia?
A colonoscopia pode ser indicada para pessoas que apresentam sintomas como sangue nas fezes, mudanças no hábito intestinal (como diarreia e constipação) de forma constante e dores abdominais.
Existem também outros exames para averiguar suspeitas do câncer colorretal, como a pesquisa de sangue oculto nas fezes. Mas a confirmação do diagnóstico só será possível com a realização da colonoscopia - até porque é por meio dela que poderá ser feito a biópsia.
Quando será preciso fazer uma colonoscopia?
Para pessoas que não apresentam sintomas, a colonoscopia deve ser feita como forma de rastreamento do câncer colorretal a partir dos 45 anos. A frequência de repetição depende dos achados do primeiro exame, mas em pacientes sem pólipos pode-se aguardar de 5-10 anos para o próximo exame.
Grupos de risco, porém, devem realizar o exame antes. Esses são os casos de quem tem uma doença inflamatória intestinal, como retocolite ulcerativa e Doença de Crohn, e alterações genéticas hereditárias, como Síndrome de Lynch e polipose adenomatosa familiar (PAF) - esta última pode exigir o rastreamento por colonoscopia já a partir dos 10 anos de idade.
Quem tem histórico familiar de câncer colorretal também deve procurar um médico para iniciar antes o rastreamento. Se foi um parente próximo, como um pai ou irmão, busque fazer a colonoscopia já a partir dos 40 anos ou até 10 anos antes da idade em que esse membro da família foi diagnosticado.
O CCONCO, Centro de Cirurgia Oncológica Personalizada, é especializado na prevenção, diagnóstico, tratamento, acompanhamento e reabilitação de pacientes com tumores no intestino, reto e em outras partes do trato digestivo.
Caso esteja na idade ou nas condições para iniciar o rastreamento do câncer colorretal, entre em contato conosco.