top of page

CÂNCER: Saiba o que é mito e o que é verdade

No mundo estão estimados 28,9 milhões de novos casos de câncer no mundo para o ano de 2040, quase 50% a mais do que os novos casos contabilizados em 2020. Esse dado é do relatório de 2018, da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer da OMS (IARC).

O mesmo estudo mostra que um em cada cinco homens e uma em cada seis mulheres desenvolverão câncer durante a vida e um em cada oito homens e uma em cada 11 mulheres morrerão da doença.


Por isso, é importante conhecer a doença e o que pode ser feito para prevenir e diagnósticar precocemente, pois essas são as formas de reduzir esses números alarmantes.


Confira aqui o que é mito e o que é verdade sobre o câncer.


1 - O câncer não é uma doença única

Verdade. O câncer é um conjunto de mais de cem doenças, com características diferentes.


Cada tumor pode ser desenvolvido a partir de vias e mecanismos específicos. De maneira resumida, surge devido a danos que são causados no DNA e que, quando não reparados adequadamente, provocam a multiplicação descontrolada de nossas células.


O câncer pode ter origem em praticamente todos os órgãos e cada tipo de câncer tem também seus subtipos. Por exemplo, um câncer de estômago pode ser dos tipos adenocarcinoma, GIST, tumores neuroendócrinos.


2 - Câncer é transmissível?

Mito. O câncer não se transmite, não é contagioso, não passa de uma pessoa para a outra como ocorre com sarampo, por exemplo.

Mas alguns tipos de câncer têm como causa alguns vírus, como o HPV, por exemplo, que é transmitido por meio do contato sexual.

3 – O câncer tem como causa única a hereditariedade?

Mito. Apenas cerca de 10% dos casos de câncer são herdados e tem como origem a predisposição associada a uma mutação genética herdada ao nascimento, transmitida pelos pais.


A maioria dos casos tem como causa alterações genéticas acumuladas ao longo da vida decorrentes de exposição a alguns fatores de risco, entre eles os principais são: tabagismo, excesso de bebidas alcoólicas, alimentação desequilibrada, obesidade, alguns vírus, radiação solar, entre outros.



4 – O tabagismo é uma das principais causas do câncer?

Verdade. O consumo de qualquer produto que contenha tabaco ( cigarro, cachimbo, nargile, cigarro eletrônico, charuto, entre outros) é um fator para o desenvolvimento de diversos tipos de câncer: pulmão, laringe, faringe, cavidade oral, esôfago, bexiga, pâncreas, útero, rim, estômago, leucemia.


5 – A ingestão de açúcar pode interferir na aceleração do crescimento do câncer

Mito. O açúcar não é uma substância cancerígena e não há comprovação científica que o consumo de açúcar vai interferir no crescimento do câncer. Mas o consumo em excesso de açúcar, inclusive em bebidas e alimentos processados contribui para a obesidade que é um dos fatores de risco para o desenvolvimento do câncer.


6 – O câncer pode ter como causa uma pancada?

Mito. Não há comprovação científica que um trauma por uma batida possa desenvolver um câncer.


7 - Todo nódulo é um câncer?

Mito. Identificar um nódulo em alguma região do corpo (pescoço, mama, pele, pênis, entre outros) não significa que você está com câncer. Nesses casos, é importante buscar avaliação médica para avaliação desse nódulo por meio de exames específicos.


8 - A radiação emitida por celulares, micro-ondas, aviões aumenta o risco de desenvolver câncer?

Mito. Não há nenhuma comprovação científica em relação a esse fato. Porém, é importante saber que a radioatividade em altas concentrações é um fator de predisposição ao desenvolvimento do câncer.


9 - Comida industrializada e ultraprocessada é uma das causas do câncer?

Verdade. Os alimentos industrializados, ultraprocessados, embutidos, ricos em sódio e açúcar são fatores de risco para o câncer.

Evite o consumo de biscoitos recheados, salgadinhos, salsicha, presunto, mortadela, salame, peito de peru, lasanhas e pizzas congeladas, macarrão instantâneo, bebidas açucaradas


10 - É possível prevenir o câncer?

Verdade. Cerca de 1/3 dos casos poderiam ser evitados com mudanças de hábito: realizar atividades físicas regularmente, manter o peso adequado, adotar alimentação equilibrada ( rica em frutas, verduras e legumes e pobre em açúcares, alimentos industrializados, ultraprocessados, embutidos), não fumar, evitar o consumo excessivo de álcool, não se expor ao sol sem usar proteção, usar preservativo durante a relação sexual e vacinar contra o HPV

bottom of page