Câncer de Vias Biliares
As vias biliares são formadas por um conjunto de ductos que estão dentro e fora do fígado. É por esses ductos que a bile, uma secreção de função digestiva, chega até à vesícula, onde fica armazenada, antes de seguir para intestino delgado. Também conhecido como colangiocarcinoma, o câncer de vias biliares começa nesses ductos.
​
Entre os fatores que podem aumentar o risco de uma pessoa desenvolver câncer de via biliar estão: doenças do fígado ou via biliar, incluindo as hepatites virais; doença inflamatória intestinal; envelhecimento, obesidade; doença hepática gordurosa não alcoólica; histórico familiar; diabetes; etilismo; tabagismo; pancreatite; infecção por HIV.
​
TIPOS DE CÂNCER DE VIAS BILIARES:
​
De acordo com sua localização, está dividido em três tipos:
​
-
Câncer de via biliar intra-hepático, que inicia nos ramos menores da via biliar na parte interna do fígado.
​
-
Câncer de via biliar perihilar, que começa em uma região chamada hilo, onde os ductos hepáticos direito e esquerdo se juntam e saem do fígado.
-
Câncer de via biliar distal, que é encontrado mais próximo ao intestino delgado.
Do ponto de vista histológico, o câncer da vesícula biliar é muito semelhante ao colangiocarcinoma, embora se desenvolva mais frequentemente em mulheres após os 60 anos e com histórico de pólipos na vesícula e/ou cálculos grandes.