Câncer de Apêndice
O apêndice é um pequeno órgão localizado próximo da interligação entre os intestinos grosso e delgado. Ele faz parte de nosso sistema digestivo. É possível viver sem o apêndice. Por essa razão, quando há sinais de infecção ou inflamação, em geral, a conduta é remover o órgão. Os fatores de risco do câncer de apêndice não são conhecidos e a doença pode ocorrer em qualquer idade.
​
TIPOS DE CÂNCER DE APÊNDICE:
​
Os dois principais tipos de câncer de apêndice são:
​
-
Tumores carcinoides - São os mais comuns, em geral, não apresentam sintomas e são encontrados na ponta do apêndice. São tumores neuroendócrinos, ou seja, que têm origem nas células produtoras de hormônios.
-
Adenocarciomas - Os carcinomas do tipo adenocarcinoma mucinoso são o segundo tipo mais comum. Começam no apêndice e, na maioria das vezes, são descobertos apenas quando já se espalharam para o peritônio (membrana que reveste a cavidade abdominal). Na categoria carcinomas, há também um tumor mais raro, os carcinoides de células caliciformes, que se comportam de maneira similar ao adenocarcinoma mucinoso. Quando o tumor é encontrado perto da parte inferior do apêndice é chamado de adenocarcinoma do tipo intestinal e quando provocam sintomas, esses são semelhantes ao do câncer colorretal. Entre os carcinomas, o mais raro e, também, mais agressivo, é o adenocarcinoma de células em anel de sinete.